sábado, 30 de abril de 2011

A diversidade

                                               Os Mamiferoos
 


Os mamíferos apresentam uma grande diversidade de formas.Sao observadas espécies tão diferente como a baleia,a girafa,o elefante,a onça,o rato,o morcegos e o ser humano.
Toda a diversidade de mamíferos atuais esta classificada em três grupos distintos,separados com base de seu modo de reprodução.
Esses grupos são os monotremados,os marsupiais e os mamíferos placentários.
Os monotrematros  são considerados os mamíferos mais primitivos,vistos que são os únicos que botam ovos.por esse motivo são classificados como ovíparos.Atualmente,as espécies desse grupo estão escrita a Nova Guine a Australia. São exemplos o ornitorrinco e a eqjuinda .
Os marsupiais são mamíferos vivipanos cujos  embriões  apresentam um curto período de gestação no útero da mãe(de 12 a 13 dias,no caso do gambá) e nascem sem estar completamente desenvolvido.A maioria,logo após o nascimento,para o marsúpio.O marsúpio e uma bolsa que recobre  as glândulas mamarias da fêmea,no interior do qual os filhotes se alimentam e completam seu desenvolvimento.Mesmo quando a fêmea não tem marsupicio,os filhotes permanecem grudados as mamas.
O canguru e o coala são marsupiais muito conhecido no  mundo.Entretando,ambos não ocorrem no Brasil,sendo os gambás e as cuícas os marsupiais brasileiros mais comuns.
Os mamíferos placentários representam 95% das espécies de mamíferos  existentes.            São vivíparos,e seus filhotes nascem mais bem formados e desenvolvidos do que os dos marsupiciais,já que completam seu desenvolvimento  no interior do útero materno.Alguns estão aptos a nadar ou correr logo após  o nascimento.
A placenta e a caracterista marcante do grupo e consiste em uma estrutura pela qual o embrião recebe os nutrientes da mãe.